Certas frutas e vegetais podem ajudar as ondas de calor 

Certas frutas e vegetais podem ajudar as ondas de calor

Além disso, alguns alimentos podem estar ligados a problemas urogenitais, como ITUs.

Procure espinafre, couve e couve-flor: produtos ricos em nutrientes podem ajudar a aliviar a insônia e outros sintomas da menopausa.

Quando a transição para a menopausa começa, as mulheres podem ser atormentadas por sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, alterações de humor, ganho de peso e secura vaginal . A abordagem farmacológica para controlar os sintomas da menopausa (que ocorrem quando os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona  caem na meia-idade) é a terapia hormonal (HT), medicamentos com hormônios femininos que substituem aqueles que o corpo não produz mais. Mudanças no estilo de vida, como dieta, exercícios, roupas em camadas, parar de fumar e hidratantes e lubrificantes vaginais também se mostraram eficazes no enfrentamento dos sintomas relacionados à menopausa .

Quais frutas e vegetais são os mais úteis?

Muitos estudos analisaram os efeitos positivos da dieta mediterrânea (uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos inteiros, nozes e gorduras saudáveis) sobre esses sintomas, especialmente ondas de calor e ganho de peso . Um estudo iraniano publicado na revista  North American Menopause Society (NAMS) , Menopause , em 19 de fevereiro de 2020 , analisou subgrupos de frutas e vegetais para descobrir quais fornecem os maiores benefícios. O estudo recrutou 393 mulheres pós-menopáusicas com idades entre 40 e 76 anos. Os possíveis participantes foram excluídos se estivessem acima do peso, fumavam, tinham um histórico médico de câncer, diabetes, derrame, esclerose múltipla, demência ,  hiper-ou hipotireoidismo , ou ter feito terapia hormonal nos últimos seis meses.

Quanto mais frutas e vegetais você comer, melhor você se sentirá

No geral, os participantes que relataram uma ingestão maior de frutas e vegetais combinados, vegetais totais ou frutas totais “tiveram mais energia e atividade física em comparação com os indivíduos que relataram uma ingestão menor”. Um estudo anterior  , publicado em junho de 2018 na Maturitas , analisou veganos, que não comem produtos de origem animal, e descobriu que eles “relatam sintomas vasomotores e físicos da menopausa menos incômodos do que onívoros”.

“Esses resultados são consistentes com outros estudos. O mecanismo pelo qual funciona não está totalmente claro, mas presumimos que esteja relacionado aos efeitos antioxidantes da vitamina C , beta-caroteno e licopeno contidos nas frutas e vegetais ”, disse Neal Barnard, MD, autor de Your Corpo em equilíbrio .

Mais um motivo para comer espinafre e couve

Os pesquisadores também analisaram subgrupos específicos de frutas e vegetais, incluindo vegetais crucíferos, vegetais de folhas verdes, vegetais amarelos escuros, frutas vermelhas e frutas cítricas.

Nos resultados, os pesquisadores descobriram que nos grupos de vegetais, o maior consumo de verduras e vegetais crucíferos levou a uma redução significativa nos sintomas gerais da menopausa e, especificamente, nos sintomas físicos.

Vegetais com folhas verdes Couve , couve, espinafre, repolho, folhas de beterraba, agrião, alface romana, acelga, rúcula, endívia e bok choy

Legumes crucíferos Couve-flor, brócolis, repolho, couve, agrião, bok choy, couve de Bruxelas

Comer carne e laticínios significa mais ondas de calor?

O Dr. Barnard, que também é presidente do  Comitê de Médicos para a Medicina Responsável , diz: “Este estudo também se encaixa em uma observação de longo prazo de anos atrás no Japão, quando a dieta era muito menor em produtos de origem animal e maior em arroz e vegetais , e as mulheres raramente se queixavam dos sintomas da menopausa. Quando a dieta se tornou mais ocidentalizada com mais carne e laticínios, os sintomas da menopausa foram relatados com muito mais frequência ”.

Frutas podem ajudá-lo a encontrar seu sorriso

Descobriu-se que uma maior ingestão de frutas em geral teve um leve impacto na frente psicológica, com os entrevistados de alto consumo relatando um pouco menos de mau humor. Frutas cítricas (laranjas, limas, limões, cidras, toranjas, kumquats, frutas ugli) também foram relatadas para ajudar a reduzir os sintomas gerais da menopausa .

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Comer mais frutas e vegetais levará a mais UTIs e problemas do trato urinário?

Tomates ácidos e frutas cítricas são conhecidos por agirem como irritantes da bexiga. Um resultado preocupante do estudo foi que a maior ingestão de frutas e vegetais combinados, vegetais totais, vegetais com folhas verdes, vegetais amarelos escuros e frutas cítricas foram associados a maiores problemas urogenitais, como infecções do trato urinário (ITUs) . “No entanto, uma investigação mais aprofundada é necessária para confirmar as descobertas”, escreveram os pesquisadores nos artigos publicados.

Limitações do estudo iraniano devido à amostra populacional

Os pesquisadores alertam que a natureza da sociedade iraniana e as características da dieta e preparação dos alimentos podem limitar a capacidade de generalizar os resultados para as mulheres em todo o mundo. Por exemplo, a fritura como método de preparação de vegetais no Irã é muito popular. Portanto, a confirmação dos resultados do presente estudo em diferentes contextos socioculturais e de comportamento alimentar iluminará melhor a relação entre o consumo de frutas e vegetais e os sintomas da menopausa, escreveram os pesquisadores.

Estudo ilumina o caminho para pesquisas futuras

“Este pequeno estudo transversal fornece algumas evidências preliminares sobre a influência da ingestão de frutas e vegetais nos sintomas da menopausa. Há ampla evidência de que uma dieta saudável rica em frutas e vegetais tem um efeito benéfico sobre a saúde de uma infinidade de maneiras, mas estudos adicionais são necessários para determinar se vários sintomas da menopausa podem ser afetados por escolhas dietéticas ”, disse Stephanie Faubion, MD , o diretor médico da NAMS e o diretor Penny and Bill George do Mayo Clinic Center for Women’s Health em Rochester, Minnesota, em um comunicado à imprensa sobre o estudo.

Barnard acrescenta: “Este não foi um ensaio randomizado – foi uma ingestão alimentar auto-relatada, o que torna mais provável que houvesse um [fator de confusão]. No entanto, o estudo parece ser feito com rigor. Isso sugere que a próxima etapa é conduzir um estudo randomizado no qual as pessoas receberiam uma certa quantidade de comida ou seriam solicitadas a consumir uma determinada dieta, e [que incluiria] a presença de um grupo de controle ”.