Os benefícios da espirulina para a saúde

O que é espirulina e como costuma ser consumida?

A espirulina é uma alga verde-azulada geralmente consumida em pó ou como suplemento.

Qual é o perfil nutricional da espirulina?

A espirulina é conhecida por ser um alimento rico em nutrientes, pois é repleto de vitaminas, incluindo vitaminas A, C, E e B, além de uma série de minerais como cálcio, magnésio, zinco e selênio.

Em particular, a vitamina C e o selênio são antioxidantes e ajudam a proteger nossas células e tecidos contra danos .

Esta alga também é uma excelente fonte vegana de ferro, fornecendo 2mg por colher de sopa (7g), que é cerca de 23% do Valor de Referência do Nutriente (NRV) para homens com mais de 18 anos e mulheres com mais de 50 anos, e 13% do NRV para mulheres com idade entre 19-49 anos.

A espirulina também é rica em proteínas, com apenas 1 colher de sopa (7g) fornecendo quase 4g de proteína por porção.

Quão bem pesquisados ​​são os benefícios e riscos da espirulina?

A maioria dos estudos que foram conduzidos até agora foram em animais ou em pequenos testes em humanos, então mais pesquisas são necessárias antes que qualquer alegação de saúde relacionada à espirulina possa ser confirmada.

Houve alguma pesquisa sobre os benefícios da espirulina e seus efeitos positivos sobre os níveis de glicose no sangue. Em 2017, foi publicado um artigo que demonstrou que a espirulina diminuiu os níveis de glicose no sangue em ratos diabéticos  e os pesquisadores sugeriram que isso pode ser benéfico no futuro para aqueles com diabetes tipo 1. Isso é ainda apoiado por outro estudo no Journal of Medicinal Food que descobriu que a suplementação de espirulina de 2 g por dia durante 2 meses em 25 indivíduos com diabetes tipo 2 ajudou a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorou seu perfil lipídico . No entanto, são necessárias mais pesquisas antes que possamos dizer com certeza que a espirulina é útil no controle de condições como o diabetes.

Um estudo de 2010 em coelhos descobriu que a espirulina tinha efeitos anti-aterogênicos ( reduzindo o acúmulo de placa dentro das paredes arteriais ), mesmo quando alimentada com uma dieta rica em colesterol.

Existem também algumas evidências de que a espirulina pode ajudar a reduzir a anemia, embora mais pesquisas sejam necessárias. Um estudo com 40 idosos com histórico de anemia descobriu que a suplementação com espirulina ajudou a melhorar os níveis de hemoglobina nas células vermelhas do sangue .

Também houve alguns estudos sobre a suplementação de espirulina no esporte e evidências iniciais de que pode ajudar a melhorar a  força muscular e o desempenho nos exercícios .

Leia mais em: Site oficial Everslim

A espirulina contém um fitonutriente conhecido como c-ficocianina, que também lhe confere uma cor verde / azul profunda. A pesquisa sugeriu que este fitonutriente tem benefícios potenciais, incluindo propriedades antiinflamatórias , proteção contra estresse oxidativo e qualidades neuroprotetoras .

No entanto, como já foi dito, a pesquisa que tem sido conduzida até o momento tem sido em animais ou em pequenos testes em humanos, então mais pesquisas são necessárias para saber a verdadeira eficácia desta alga na população em geral.

Existem efeitos colaterais da espirulina?

A espirulina também contém sal. Uma colher de sopa de 7g contém 73mg de sódio, o que representa 3% do Valor de Referência do Nutriente para adultos. Se você sabe que o sal é um problema para você, ou se você tem pressão alta, sempre verifique com seu médico antes de tomar suplementos. Outros que devem verificar com seu médico antes de tomar espirulina incluem aqueles que tomam medicamentos prescritos, mulheres grávidas ou amamentando e qualquer pessoa com menos de 18 anos.

Aqueles com a condição chamada fenilcetonúria (PKU) devem evitar a espirulina completamente, pois ela contém um aminoácido chamado fenilalanina que eles não podem metabolizar, assim como qualquer pessoa com uma doença autoimune como artrite reumatóide, lúpus ou esclerose múltipla.

Certifique-se sempre de comprar espirulina de marcas ou fontes confiáveis, pois no passado havia a preocupação de que ela pudesse ser contaminada com toxinas de bactérias conhecidas como cynobacteria .

Leia mais em: http://logincs.com.br/ever-slim-ebooks-exclusivos-frete-gratis/