Uma dieta saudável pode ajudar a retardar o início da menopausa

Uma dieta saudável pode ajudar a retardar o início da menopausa

Uma dieta rica em peixes oleosos e legumes está associada à menopausa retardada.

Ondas de calor, mudanças de humor, períodos irregulares – esses são os sinais indicadores de que você pode estar caminhando para a menopausa.

Mas embora a maioria das mulheres comece a menopausa em algum momento entre as idades de 45 e 55, não está claro por que, exatamente, algumas mulheres experimentam a menopausa mais cedo ou mais tarde do que outras.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, podem ter descoberto. Depois de examinar a ligação entre dieta e menopausa, um novo estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health descobriu que o consumo de certos grupos de alimentos pode afetar a idade em que a menopausa começa.

Um começo natural para a menopausa

Os pesquisadores entrevistaram mais de 14.150 mulheres britânicas com idades entre 35 e 69. Eles coletaram informações detalhadas sobre a história reprodutiva, juntamente com dados demográficos, histórico de peso e atividade física. Quatro anos depois, um questionário de acompanhamento foi administrado avaliando as dietas das mulheres que haviam iniciado a menopausa.

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Do grupo, cerca de 900 mulheres tiveram um início natural da menopausa na época da pesquisa de acompanhamento. Isso significa que elas não tiveram um período menstrual por pelo menos 12 meses consecutivos e a menopausa não foi causada por câncer, cirurgia ou tratamentos farmacêuticos.

A análise dos dados sugere que uma alta ingestão de alimentos saudáveis ​​- principalmente peixes oleosos e legumes frescos, como ervilhas e feijão verde – está associada a um início tardio da menopausa. Na verdade, aqueles que comeram uma quantidade substancial de peixes gordurosos demoraram quase três anos.

Por outro lado, aquelas que consumiram quantidades consideráveis ​​de macarrão branco refinado e arroz tenderam a começar mais cedo, com a menopausa começando cerca de 1 ano e meio mais cedo do que a maioria.

“Nossos resultados sugerem que alguns grupos de alimentos (peixes oleosos, legumes frescos, macarrão refinado e arroz) e nutrientes específicos são individualmente preditivos da idade na menopausa natural”, escreveram os autores no estudo.

Os benefícios e riscos para a saúde

A co-autora do estudo, Janet Cade, PhD, professora de epidemiologia nutricional e saúde pública na School of Food Science and Nutrition de Leeds, acredita que compreender como os alimentos afetam o início da menopausa é extremamente valioso para as mulheres – especialmente aquelas que estão em risco ou com história familiar de complicações relacionadas à menopausa.

“[Este estudo] coloca o poder nas mãos de uma mulher, elimina o ‘mistério’ do início da menopausa e permite que a mulher saiba que a forma como ela se alimenta e se cuida afeta de maneira absoluta a qualidade de seus hormônios e seu processo de envelhecimento, ”Disse Alisa Vitti, HHC, AADP, especialista em hormônios femininos, nutricionista funcional e autora do livro“ WomanCode ”.

Embora muitos estudos anteriores tenham investigado a relação entre idade e o início da menopausa natural – apontando para fatores genéticos, comportamentais e ambientais como as principais causas – este é o primeiro a olhar especificamente para a correlação entre dieta e idade da menopausa natural.

As descobertas são importantes, pois tanto o início precoce quanto o tardio da menopausa foram associados a certos riscos.

A menopausa precoce está associada à diminuição da densidade óssea, aumento do risco de doenças cardiovasculares e osteoporose. A menopausa posterior está associada a um risco maior de desenvolver cânceres de mama, ovário e endometrial.

Mas o atraso na menopausa também está associado a benefícios para a saúde.

“É benéfico atrasar a menopausa, porque com uma exposição mais longa ao estrogênio pré-menstrual da produção ovariana, há efeitos protetores para o coração, cérebro, ossos, saúde sexual e saúde das articulações”, disse Jessica Drummond, DCN, CCN, PT, fundadora e CEO do The Integrative Women’s Health Institute.

O efeito de alimentos específicos

Olhando para o futuro, mais pesquisas são necessárias para entender como certos alimentos afetam o equilíbrio hormonal e, consequentemente, o início da menopausa natural.

“Por exemplo, a alta ingestão de vegetais tem um efeito benéfico no metabolismo hormonal? A ingestão de ácidos graxos ômega-3 está melhorando a disponibilidade de precursores dos hormônios necessários para mantê-los em níveis mais elevados? ” Drummond perguntou.

Uma teoria é que as propriedades antioxidantes encontradas em peixes oleosos e leguminosas – que desempenham um papel importante na redução da atresia folicular ovariana, ou deterioração – podem estar contribuindo para o retardo da menopausa.

“Seria interessante considerar se uma dieta ligada à resistência à insulina pode causar disfunção ovariana”, disse o autor do estudo, Yashvee Dunneram, PhD, pesquisador de pós-doutorado na Escola de Ciência Alimentar e Nutrição de Leeds.

“Esperamos e acreditamos que essas descobertas podem levar a futuros ensaios clínicos, que podem mostrar relações causais entre dieta e menopausa natural”, acrescentou Dunneram. “No geral, esses tipos de estudos seriam importantes para elucidar o mecanismo entre os alimentos e o início da menopausa natural.”

Especialistas disseram que este estudo é um passo importante na direção certa para ajudar as mulheres a entender como a nutrição pode afetar sua saúde hormonal. A pesquisa contribui para um grande corpo de evidências provando que o que comemos pode ter um impacto tremendo em nossa saúde e bem-estar.