4 benefícios científicos da canela para a saúde e como adicionar mais à sua dieta

4 benefícios científicos da canela para a saúde e como adicionar mais à sua dieta

  • Os principais benefícios da canela vêm de suas propriedades antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar sua saúde geral. 
  • A canela também pode reduzir os níveis de colesterol e ajudar a controlar o diabetes tipo 2. 
  • No entanto, há algumas evidências conflitantes sobre a eficácia da canela no controle dos níveis de açúcar no sangue, portanto, converse com seu médico antes de usá-la como tratamento para diabetes. 
  • Este artigo  foi  revisado clinicamente  por  Samantha Cassetty , MS, RD, especialista em nutrição e bem-estar com um consultório particular com sede na cidade de Nova York.
  • Visite a biblioteca de referência de saúde do Insider para obter mais conselhos.

A canela é mais do que apenas um tempero que pode adicionar um sabor quente às refeições. Ele também oferece vários benefícios para a saúde. Aqui estão quatro benefícios cientificamente comprovados da canela e dicas para incorporar o tempero em sua dieta. 

1. A canela atua como um antioxidante

A canela está repleta de compostos, como procianidinas e polifenóis, que fornecem poderosos efeitos antioxidantes , diz Sheri Vettel , nutricionista nutricionista registrada (RDN) no Institute for Integrative Nutrition , que é um programa de treinamento de treinadores de saúde. 
Por que os antioxidantes são tão importantes para sua saúde geral

Saiba mais em: Magrelin

Os antioxidantes combatem os radicais livres , que são moléculas instáveis ​​que vêm de fontes externas, como poluição, e processos naturais do corpo, como a digestão. Quando há muitos radicais livres no corpo, ocorre o estresse oxidativo. O estresse oxidativo tem sido associado a problemas crônicos de saúde, como doenças cardiovasculares e câncer. 

A canela contém grandes quantidades de antioxidantes. Na verdade, um estudo de 2005 comparando 26 especiarias diferentes – incluindo canela, alho, orégano e cravo – descobriu que a canela tinha um dos níveis mais altos de atividade antioxidante. 

2. Canela reduz a inflamação

A canela também contém vários flavonóides, como a quercetina , que diminuem a inflamação no corpo. Os flavonóides são compostos naturais encontrados em frutas e vegetais.

A inflamação faz parte da resposta natural do sistema imunológico do corpo e, em alguns casos, é útil. Mas, quando a inflamação se torna prolongada ou crônica, pode levar a condições como doenças cardíacas e artrite. Reduzir a inflamação pode diminuir o risco dessas doenças e ajudar a controlar os sintomas relacionados à inflamação, como a dor.

Uma análise de 2020 examinou os efeitos da canela na inflamação e descobriu que uma dose diária de 1,5 a 4 g de canela em pó reduziu os níveis de proteína C reativa – uma proteína comumente usada como um marcador de inflamação.

“Vários estudos observaram esse efeito na canela, levando os pesquisadores a considerar como as doses terapêuticas de canela em humanos podem desempenhar um papel no tratamento de problemas de saúde relacionados à inflamação”, disse Vettel. 

A suplementação de canela sozinha não deve ser usada para tratar a inflamação, diz Vettel, mas pode ser uma opção de tratamento adicional sugerida por um médico em conjunto com outros cuidados médicos. 

3. Canela pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2

A pesquisa atual encontrou evidências conflitantes sobre a capacidade da canela de controlar o diabetes tipo 2 . Para começar, muitos estudos descobriram que ele pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.  

Um pequeno estudo de 2006 de adultos com tipo 2 diabetes descobriram que 3g de canela em pó por dia durante quatro meses foram eficazes na redução dos níveis de açúcar no sangue em jejum quando comparados a um placebo.

Outro estudo descobriu que as pessoas com Diabetes tipo 2que tomaram 500 mg de canela duas vezes ao dia tiveram menor hemoglobina A1C – uma medida dos níveis de açúcar no sangue nos últimos dois a três meses – do que aqueles que receberam apenas os cuidados habituais de controle do diabetes. 

Alguns estudos , no entanto, não encontraram nenhum benefício no uso da canela para reduzir os níveis de açúcar no sangue, diz Elizabeth Huggins , uma nutricionista registrada e especialista em educação e cuidados com diabetes pela Hilton Head Health. Como as evidências são conflitantes, a American Diabetes Association não recomenda atualmente a canela como tratamento para o controle do diabetes. 

“Embora o desejo de encontrar um suplemento que ajude a controlar o diabetes tipo 2 seja atraente, talvez o melhor lugar para começar quando se trata de nutrição é maximizar um padrão de alimentação que se concentra em porções sensíveis de alimentos integrais de qualidade”, diz Huggins. 

4. Canela pode reduzir os níveis de colesterol 

Alguns estudos descobriram que a canela pode ter um impacto positivo nos níveis de colesterol. 

Por exemplo, um pequeno estudo de 2003 conduzido em adultos com diabetes tipo 2 descobriu que a canela em doses variadas de um a seis gramas por dia reduziu o colesterol total , triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade (LDL) – o tipo “ruim” de colesterol que pode aumentar seu risco de doença cardíaca.
Os melhores e piores alimentos para reduzir o colesterol – e como a dieta mediterrânea pode ajudá-lo

Níveis elevados de colesterol LDL podem formar placas nas artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e diminuindo o suprimento de oxigênio aos órgãos vitais, o que pode causar ataques cardíacos e derrames .  

Como incorporar canela em sua dieta 

Se você quiser colher os benefícios da canela para a saúde, é fácil adicionar mais à sua dieta diária. Combina bem com muitos tipos diferentes de alimentos, incluindo:

  • Aveia
  • Iogurte
  • Frutas, como maçãs ou bananas
  • Batatas doces
  • Abóbora de inverno

A canela também pode adicionar um sabor quente e sutilmente doce a pratos salgados como pimenta e curry, diz Vettel. Você também pode tentar polvilhar com chá ou café. 

Uma dose típica de canela para ajudar a controlar o diabetes é cerca de um a dois gramas por dia ou meia colher de chá, diz Vettel, mas você não deve usar canela para tratar o diabetes sem orientação médica. Se você está pensando em tomar um suplemento de canela, converse com seu médico, pois consumir canela em excesso pode ser prejudicial ao fígado .