Como você pode aumentar seus níveis de progesterona naturalmente?

Como você pode aumentar seus níveis de progesterona naturalmente?

Os baixos níveis de progesterona costumam causar sintomas desagradáveis, como TPM, menstruação irregular ou infertilidade. Embora seu médico possa recomendar pomadas de progesterona, pílulas anticoncepcionais ou terapia hormonal, certas ervas, suplementos e mudanças no estilo de vida também podem aumentar a produção de progesterona naturalmente. Discutimos o mais importante:

Reduza o seu nível de estresse

Sempre a velocidade de dobra é uma grande desvantagem da vida moderna. Você corre contra o relógio e sente que nunca tem horas suficientes no seu dia. Freqüentemente, você sente que não consegue lidar com isso porque não tem controle sobre sua vida.

Não subestime as consequências.

Conforme descrito anteriormente, a progesterona é uma das principais vítimas do estresse. Cada vez que você está ansioso, estressado por sua lista de tarefas , tem uma discussão com seu parceiro ou recebe uma conta alta, seu corpo reage como se sua vida estivesse em perigo. Olá adrenalina. Olá cortisol.

Então, você sabe sobre si mesmo que está sob forte estresse ou é sensível ao estresse? Em seguida, busque o relaxamento ativamente, por exemplo, meditando diariamente, agendando uma massagem, praticando ioga, entrando na natureza ou visitando a sauna. É importante prestar atenção ao equilíbrio de vitaminas e minerais quando você está sob muito estresse. Em momentos de estresse, pedimos mais do que o normal ao nosso corpo e temos uma necessidade maior de, por exemplo, vitamina C e magnésio.

Vitaminas, minerais e ervas

Na sociedade ocupada e poluída em que vivemos, as deficiências de nutrientes infelizmente estão se tornando mais comuns. Compartilhamos as vitaminas e minerais mais importantes que podem ajudar a tratar as causas mais comuns da deficiência de progesterona.

Importante: ao escolher suplementos nutricionais, saiba que os suplementos nutricionais são um complemento e não um substituto para uma dieta saudável e completa.

Complexo B e específico: vitamina B6

Baixos níveis de ferro , ácido fólico (B11) e vitamina B12 estão associados à anemia, que pode causar anovulação (falta de ovulação).

Além disso, foi comprovado que a vitamina B6 aumenta a produção de progesterona e diminui os níveis de estrogênio no sangue , levando a melhorias nos sintomas da TPM e na fertilidade. É considerada uma das melhores vitaminas para aumentar a progesterona.

Boas fontes naturais: sementes de girassol, fígado de pasto, batata-avermelhada, anchovas, salmão, truta, banana, espinafre, nozes, carne bovina, frango, batata doce, feijão e ameixa.

Leia mais em: Dicas de saúde

Vitamina C

A pesquisa mostra que a vitamina C pode ajudar a aumentar os níveis de progesterona e corrigir problemas da fase lútea.

Boas fontes naturais: Camu camu (baga peruana), batata doce, kiwi, morango, laranja, mamão e abóbora. Muitos outros vegetais também são boas fontes de vitamina C, como: brócolis, vegetais de mostarda (kai choi, bok choy), tomates, couve de Bruxelas.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante importante para ajudar a proteger a integridade do DNA de espermatozoides e óvulos. A pesquisa mostra ainda que a vitamina E pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo luteínico e aumentar os níveis de progesterona em algumas mulheres. 5

Boas fontes naturais: sementes de girassol, amêndoas e avelãs. Em quantidades menores: abacate, ovos, castanha do Brasil, espinafre, couve, aspargos, abóbora, brócolis e manga.

Vitex Agnus Castus ou Monk’s Pepper

Vitex Agnus Castus , também chamada de pimenta do monge ou árvore casta, é uma erva incrivelmente poderosa e também é rotulada como uma erva de mulher real. Sua aplicação nas queixas femininas remonta a séculos. 6  Os principais ingredientes ativos são a agnusida e a aucubina.

Além disso, a pesquisa mostra que Vitex Agnus Castus pode repor a deficiência de progesterona e regular a sensação de estresse.

Magnésio

O magnésio está envolvido em muitas funções corporais. Por exemplo, afeta a glândula pituitária, que libera FSH (hormônio estimulador do foliculo), LH (hormônio luteinizante) e TSH (hormônio estimulante da tireoide). Esses hormônios, por sua vez, regulam a produção de estrogênio e progesterona.

Boas fontes naturais: castanha do Brasil, sementes de abóbora, vegetais folhosos como couve e acelga, cacau, feijão preto, lentilhas e outras leguminosas, cavala e arroz integral integral.

Zinco

Não só isto é importante mineral um must-have para sua imunidade e pele, mas o zinco também ajuda a glândula pituitária, por exemplo, para liberar hormônios folículo-estimulante (FSH). Esse hormônio estimula a ovulação e diz aos ovários para produzir mais progesterona.

Boas fontes naturais: Ostras, camarões, outros crustáceos, sementes de abóbora, semente de linhaça, fígado de pasto, carne bovina e castanha de caju.

Enxofre

Os vegetais crucíferos são uma ótima maneira de reduzir o domínio do estrogênio. Eles são ricos em glucosinolatos, que ativam a segunda fase de desintoxicação no fígado e ajudam a filtrar os metabólitos de estrogênio do corpo. Essa é uma boa notícia para seus hormônios, pois evita que os subprodutos do estrogênio circulem por muito tempo, o que aumenta os níveis de estrogênio e pode causar estragos hormonais.

Boas fontes naturais: MSM , brócolis, couve, couve de palma, chicória, acelga, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas.

Fibra

A fibra é essencial para um bom equilíbrio hormonal; ajuda na evacuação e elimina os hormônios metabolizados, incluindo os estrogênios prejudiciais que impedem a progesterona de fazer seu trabalho.

Boas fontes: cenouras, sementes de linhaça, sementes de chia, painço, amaranto, teff, aveia sem glúten, casca de psyllium, feijão vermelho.

L-Arginina

Este aminoácido é encontrado em alimentos ricos em proteínas e ajuda seu corpo a produzir óxido nítrico. Por sua vez, o óxido nítrico relaxa os vasos sanguíneos de modo que a circulação aumenta. Isso, por sua vez, permite que o endométrio (revestimento uterino) e outros órgãos, como os ovários, tenham melhor fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, ajuda a produzir mais progesterona.

Boas fontes: lentilhas e grão de bico, salmão, truta, peru, frango, sementes de abóbora, nozes e laticínios integrais (se bem tolerados).

Apoie o seu fígado

Uma das principais funções da progesterona é neutralizar o estrogênio. Quando os níveis de estrogênio estão muito altos, os níveis de progesterona se tornam relativamente baixos, causando sinais de predominância de estrogênio e sintomas de deficiência de progesterona. Se a predominância do estrogênio for a principal preocupação, você deve trabalhar para melhorar as funções do fígado para que a metabolização do estrogênio ocorra com mais eficiência. Isso é o que você pode fazer, por exemplo:

  1. Ajude a desintoxicar o fígado: cardo leiteiro , dente-de-leão e urtiga são algumas ervas comumente usadas para apoiar a função hepática. Além disso, ajuda beber bastante água (filtrada), evitar café e álcool e suar regularmente (devido a esportes ou ida à sauna).
  2. Diindolylmethaan ou DIM é um fitonutriente encontrado em vegetais crucíferos, incluindo couve de brócolis, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e couve. Suporta a atividade de enzimas que melhoram o metabolismo do estrogênio.
  3. Evite xenoestrogênios: coma orgânicos tanto quanto possível, tente consumir o mínimo possível de alimentos de embalagens plásticas, evite cosméticos não naturais, evite agentes de limpeza não naturais (por exemplo, detergente para a roupa), etc.

Finalmente

Nosso sistema hormonal é extremamente importante, mas delicado, e pode ser rapidamente interrompido por todos os tipos de fatores externos. Um desequilíbrio hormonal pode ser muito incômodo e afetar negativamente o seu funcionamento. A “vantagem” desse fato é que a deficiência de progesterona costuma ser causada por fatores de estilo de vida. Isso também significa que você – em geral – é responsável por reverter a deficiência e restaurar um equilíbrio hormonal saudável. Esperançosamente, este artigo lhe dará as ferramentas para retomar o controle de seu equilíbrio hormonal, possivelmente sob a orientação de um terapeuta hormonal ortomolecular.